terça-feira, 2 de março de 2010

Um Laboratório de História no Sítio Tangará





O LEPH (Laboratório de Ensino e Pesquisa em História) teve destaque na imprensa na coluna do jornalista Ademir Medici do Diário do Grande ABC no dia 27 de novembro de 2009. Medici entrevista o coordenador do curso de História da Fundação Professor Doutor José Amilton, que conta a história do laboratório e sua finalidade.
O DIÁRIO ONLINE desta semana, já no ar, focaliza o Laboratório de Ensino e Pesquisa em História da Fundação Santo André (LEPH). Entrevistamos o professor José Amilton de Souza, coordenador do curso de História da Fundação. Ele conta a história do LEPH e faz justiça aos pioneiros da Fundação Santo André, com destaque para o professor emérito Nelson Zanotti, idealizador da instituição em 1952.

O LEPH surgiu da experiência de práticas de ensino e pesquisa desenvolvidas por professores e alunos do curso de licenciatura e bacharelado em História da Fundação Santo André. De um lado, a formação do educador; de outro, a contribuição da escola no estudo e construção da memória e história, inclusive a regional.

Busca-se uma integração: ensino, pesquisa e extensão universitária. O aluno é levado à iniciação científica. Descobre que pode e deve se envolver com fontes documentais orais, iconográficas, escritas e materiais. Ou seja: recebe informações para localizar e ouvir os protagonistas da história, lidando com fotografias, objetos, pesquisando e escrevendo.

Promete o professor Amilton: "Buscaremos o permanente compromisso com a pesquisa e o ensino, a produção e a divulgação de conhecimento sobre o Grande ABC e um constante esforço para resgatar aspectos diversos de memórias da população local como um direito dos cidadãos e com o propósito de refletir sobre a prática do ensino-pesquisa de História no campo da História".

Sábias palavras. Vida longa ao LEPH. Que acadêmicos e não acadêmicos possam conviver e refletir a partir do espaço sagrado da Fundação Santo André, em pleno Sítio Tangará, no coração do Grande ABC.



MEMÓRIA NA INTERNET - Programa 24: nasce um laboratório de História. Entrevistado: professor José Amilton de Souza, coordenador do LEPH. Editor do DIÁRIO ONLINE, Marcelo Ruiz; imagens e edição, Eduardo Donato; apresentação, Ademir Medici. Acesse: www.dgabc.com.br ; depois, clique VIDEO e GRANDE ABC MEMÓRIA.


http://video.dgabc.com.br/default.aspx?pagina=video&idvideo=530&e=setecidades&t=grande+abc+mem%c3%b3ria+programa+25

Nenhum comentário:

Postar um comentário