quarta-feira, 17 de março de 2010

Grupo de Trabalho "História, Cinema e Práxis"



No dia 13 de março o Grupo História Cinema e Práxis promoveu na FAFIL (Faculdade de Filosofia e Letras) da Fundação Santo André o evento “Uma interpretação a relação entre História e Cinema”. Partindo de trechos de filmes, o grupo fez um balanceamento de como o cinema interage com a história e vice-versa.

O cinema como objeto de estudo nos dias atuais se admite que a imagem não ilustra nem reproduz a realidade, ela é construída a partir de um dado contexto histórico. O papel do historiador consiste em fazer uma série de indagações além do documento visual, ele deve educar seu olhar para analisar, ler as imagens. O uso do cinematográfico como objeto de estudo ganhou força com a renovação historiográfica francesa denominada “nova história” que discutia a utilização de novos objetos e novos métodos de estudo, possibilitando, uma ampliação qualitativa e quantitativa dos domínios da História.

O Grupo História Cinema e Práxis é uma iniciativa dos alunos do Curso de História da Fundação Santo André. O grupo parte de três víeis: O teórico, o prático e a exibição, na busca de resultados acadêmicos e profissionais. Além de ser um grupo de trabalho, que se reúne periodicamente para discussão de textos com enfoque em cinema, também organiza curtas e documentários e integram a organização do evento “Já viu esse filme?”, no qual mensalmente é exibido um filme com a temática do mês.

Os encontros do grupo História Cinema e Práxis acontecem no Laboratório de Ensino e Pesquisa em História e são abertos a todos os interessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário